terça-feira, 10 de julho de 2012

Europa teme criar geração perdida de desempregados (Fonte: Valor Econômico)

"Irene Fernández perdeu seu emprego nos correios da Espanha há cinco meses, vítima dos cortes de gastos do governo. Desde então, ela vem sobrevivendo com dinheiro emprestado da mãe e dos € 530 que consegue por mês cuidando dos cachorros dos vizinhos. Fernández, 24, fez até agora apenas uma entrevista de emprego.
"Nunca tive um ano tão difícil", diz ela. "Começo a perceber que as coisas serão muito mais difíceis para mim do que foram para a geração de minha mãe."
A crise econômica na Europa está atingindo mais duramente jovens como Irene Fernández. A taxa de desemprego entre os jovens está perto de 53% na Grécia, 51,5% na Espanha e 35% na Itália. Nos 17 países que usam o euro, o desemprego entre os jovens está no patamar recorde de 22%, duas vezes a taxa geral de desemprego da zona do euro, de 11%, que por sua vez já é a maior desde a criação da moeda comum em 1999.
A admirável exceção é a Alemanha, onde a taxa de desemprego entre os jovens está em apenas 7,9%, graças a um sistema de ensino vocacional. Nos EUA, a taxa de desemprego entre os jovens - aqueles com idades entre 16 e 24 anos - ficou em 16,5% no mês passado. As estatísticas econômicas europeias contam aqueles entre os 15 e os 24 anos como jovens..."

Íntegra disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/7/10/europa-teme-criar-geracao-perdida-de-desempregados/?searchterm=Europa%20teme%20criar%20gera%C3%A7%C3%A3o%20perdida%20de%20desempregados

Nenhum comentário:

Postar um comentário