terça-feira, 10 de julho de 2012

Comissão quer buscas por corpo de Berbert (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"A Comissão da Verdade decidiu ontem reabrir o caso da morte do guerrilheiro Ruy Carlos Vieira Berbert, morto aos 24 anos, em janeiro de 1972, na cadeia pública de Natividade, município hoje pertencente ao Estado do Tocantins, como mostram fotos reveladas pelo Estado. É o primeiro caso reaberto pelo grupo instalado em maio pela presidente Dilma Rousseff. A comissão volta a se reunir hoje para tratar das formas para realizar uma nova busca dos restos mortais de Berbert no cemitério de Natividade, onde o corpo foi enterrado em 1972.
"O caminho agora é tentar localizar os restos mortais, pois a morte já foi constatada nas fotografias divulgadas pelo jornal", disse o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, integrante do grupo. Ele afirmou que a comissão desconhecia o fato de o Arquivo Nacional guardar imagens importantes para esclarecer a morte de um prisioneiro do Estado.
"Não tínhamos noção de que o Arquivo Nacional guardasse essas imagens. Vamos mapear todos os documentos para avançar", disse. "É a primeira vez que se divulgam essas fotografias."..."

Íntegra disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,comissao-quer-buscas-por-corpo-de-berbert-,898066,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário