sexta-feira, 1 de junho de 2012

Termelétrica movida a casca de arroz entra em operação comercial no RS (Fonte: Jornal da Energia)

"Dalkia pretende chegar nos 85 mil MW produzidos com a usina em 2012

A Dalkia Brasil, empresa do grupo francês EDF, anunciou a entrada em operação comercial da maior termelétrica brasileira com geração de energia a partir da casca do arroz. Localizada no município de São Borja, no Rio Grande do Sul, a UTE São Borja operava, até então, em fase de comissionamento. Agora, com o início da geração remunerada, a companhia pretende atingir 85 mil MW produzidos em 2012, correspondentes a capacidade total de operação durante um ano.

"A planta chegou aos 100% de operação, 12,33MWh, no início de maio", calcula Philippe Roques, diretor industrial da empresa, ao contar que na tarde desta quinta-feira (31/5) a unidade operava com uma carga de 9,5 MW/hora por conta de alguns ajustes que estão sendo feitos. A potência instalada é de 12,5MW.

O empreendimento, pertencente ao fundo alemão MPC Bionergie Brasilien GmbH & Co, deve consumir 100 mil toneladas de casca de arroz ao ano para operar. A estimativa é de que, do total de energia gerado, cerca de 10% seja utilizado para alimentação própria e o restante comercializado para a rede. A UTE de São Borja é a primeira planta de biomassa operada pela Dalkia no Brasil – no mundo, a empresa administra aproximadamente 280.

A casca do arroz é um insumo descartado em aterros, sem valor comercial, o que torna estratégica a escolha desta matriz, uma vez que o Rio Grande Sul é o maior produtor brasileiro do grão. "Trabalhamos em parceria com os pequenos produtores do entorno da usina", explica Philippe Roques. O executivo da Dalkia destaca que, além de contribuir para a economia local, o negócio é sustentável."

Extraido de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=10081&id_secao=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário