quarta-feira, 6 de junho de 2012

OEA adia discutir polêmica reforma em órgão de direitos humanos (Fonte: Estadão)

"Após um acalorado debate, países acertaram falar sobre reformas em período de seis meses

HUGO BACHEGA E GUIDO NEJAMKIS - REUTERS

COCHABAMBA, BOLÍVIA - A Organização dos Estados Americanos (OEA) adiou nesta terça-feira, 5, a discussão de uma polêmica reforma no seu órgão de defesa dos direitos humanos, criticado por governos latino-americanos de esquerda.


Bolívia, Equador, Nicarágua e Venezuela pediram na Assembleia Geral da entidade, encerrada na terça-feira na cidade boliviana de Cochabamba, uma reforma na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), cujos relatórios críticos têm irritado muitos governos na região.

Brasil, México e Argentina também defenderam "modernizar" os órgãos de direitos humanos do sistema interamericano, embora outros países, como Costa Rica, tenham dito que qualquer mudança deve garantir independência, autonomia e o caráter supranacional da comissão.

Após um acalorado debate, os Estados membros da OEA acertaram que as reformas serão discutidas em "um período de seis meses ou mais tardar no primeiro trimestre de 2013."
..."

Integra disponivel em http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,oea-adia-discutir-polemica-reforma-em-orgao-de-direitos-humanos,883020,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário