quarta-feira, 6 de junho de 2012

George Soros no páreo do 4G (Fonte: Correio Braziliense)

“Autor(es): SÍLVIO RIBAS

Correio Braziliense - 06/06/2012

O megainvestidor internacional tem interesse no Brasil

A Agência Nacional Telecomunicações (Anatel) confirmou ontem a candidatura de seis grupos para para disputar o leilão de faixas de frequência para internet móvel de quarta geração (4G), marcado para a próxima semana. Os interessados entregaram pela manhã as suas propostas na sede do órgão. Os pré-candidatos são as operadoras de telefonia Claro, TIM, Vivo e Oi, e as de televisão por assinatura Sky e Sunrise. Essa última entrou na briga graças ao acordo fechado recentemente com o fundo norte-americano do megainvestidor George Soros.

Na semana passada, a Anatel aprovou a transferência do controle societário da Sunrise para o megainvestidor húngaro naturalizado norte-americano.
A empresa presta serviço de TV por assinatura via MMDS (micro-ondas) em 12 cidades do interior de São Paulo via SuperTV, entre elas São José dos Campos, Campinas, Araraquara, Guaratinguetá e São José do Rio Preto.

A empresa entrou com o pedido de anuência na Anatel em 20 de março, apressada pelo calendário. Além disso, a operação de compra da empresa foi anunciada antes do início da vigência do novo modelo brasileiro de defesa da concorrência, para evitar as novas exigências legais. O vice-presidente da agência reguladora, Jarbas Valente, julgou não haver problemas concorrenciais. "Pelo contrário, o negócio está atraindo mais investidores ao Brasil". Para aprovar a operação, a Anatel verificou que não havia sobreposição de outorgas, pois a Sunrise não tem concessão ou permissão de rádio ou TV. No fim de março, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou que Soros tinha interesse em participar da licitação, após se reunir com representantes do fundo.

O leilão do 4G está agendado para 12 e 13 de junho e a expectativa do governo é de grande concorrência, apesar do
calendário apertado, graças às perspectivas com a Copa do Mundo de 2014. A entrega dos documentos serviu de confirmação dos interessados e a partir de agora os técnicos da Anatel vão examinar o conteúdo dos envelopes apresentados, para conferir as informações exigidas. Também se credenciaram para o certame a Americel, do mesmo grupo da Claro, e a Intelig, que pertence à TIM.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário