quarta-feira, 13 de junho de 2012

Número de trabalhadores estrangeiros no Brasil cresceu 31% no primeiro trimestre (Fonte: Brasil Atual)


"Segundo o Ministério do Trabalho, aumento teve impacto da concessão de vistos humanitários para haitianos. Também aumentou total de autorizações para instalação de máquinas e apresentação de artistas.

O número de autorizações de trabalho para estrangeiros no Brasil cresceu 31% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2011, totalizando 17.081. Segundo a Coordenação Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, influenciaram o resultado as concessões de vistos humanitários para haitianos e as autorizações temporárias de até 90 dias, especialmente para instalação de máquinas e equipamentos importados. No caso dos haitianos, o número de vistos humanitários foi sete vezes maior que o do primeiro trimestre do ano passado: de 196 para 1.395.
 As autorizações temporárias somaram 14.830, crescimento de 21%. Dentro desse grupo, o total de concessões com prazo de até 90 dias aumentaram 146% e foram a 5.904. O coordenador-geral de Imigração, Paulo Sérgio de Almeida, disse que o aumento nessa modalidade reflete o maior volume de investimento em setores intensivos (máquinas e equipamentos) e a absorção de tecnologias. Também subiu a procura por mão de obra estrangeira qualificada. Pelos dados do ministério, das mais de 17 mil autorizações dadas no primeiro trimestre, metade (8.510) foram para profissionais com nível superior completo ou habilitação legal equivalente.

O setor com maior demanda de trabalho estrangeiro é o de óleo e gás – 30% de todas as autorizações concedidas. Segundo o ministério, o requisito básico é que os estrangeiros não ocupem vagas que possam ser preenchidas por trabalhadores brasileiros. As empresas devem comprovar que os trabalhadores contratados têm qualificação compatível com a atividade a ser desenvolvida no Brasil e demonstrar a inexistência de mão de obra especializada aqui.

Também aumentou, 34%, o número de autorizações para artistas estrangeiros, para realização de shows e eventos no Brasil. Foram 600 vistos a mais, para 2.300. E os vistos para trabalhadores temporários em embarcações de turismo aumentaram 20% (para um total de 1.716), por causa, diz o ministério, “do aquecimento da atividade econômica de cruzeiros marítimos pela costa brasileira na temporada 2011/2012”.

Trabalhadores vindos dos Estados Unidos continuam em primeiro lugar na concessão de autorizações: 2.247 no primeiro trimestre. Em seguida, vieram haitianos (1.568), filipinos (1.267) e do Reino Unido (1.109) e da China (866)."


Extraído de http://www.redebrasilatual.com.br/temas/trabalho/2012/06/numero-de-trabalhadores-estrangeiros-no-brasil-cresceu-31-no-primeiro-trimestre?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário