quarta-feira, 23 de maio de 2012

Novo sistema de iluminação no Ministério de Minas e Energia (Fonte: O Globo)

"BRASÍLIA - Um novo sistema de iluminação, com os padrões de eficiência energética, será instalado no prédio do ministério de Minas e Energia (MME). Ele seguirá as mesmas características no edifício-sede de Furnas, no Rio, permitindo uma economia de 30% de energia. A proposta do governo é implantar o sistema em toda a Esplanada dos Ministérios. As salas terão sensor de presença e aproveitamento da luz natural.

O termo de compromisso entre o ministério de Minas e Energia, Eletrobras e Furnas, que financiará as obras de implantação do sistema, que vai permitir a automatização das instalações do edifício, foi assinado nesta terça-feira. O novo sistema deverá estar pronto em sete meses.

As instalações do MME são da década de 60, para ligar uma sala do prédio, é necessário acionar um disjuntor e acender o andar inteiro, contou o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Ele disse que a eficiência energética faz parte do planejamento estratégico do governo. O objetivo é que em 2030, o país consiga com a eficientização poupar 10% ou deixar de gerar o equivalente a uma usina hidrelétrica de Itaipu e meia.

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, falou sobre o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Para ele, mais do que a economia de energia que o novo sistema de iluminação do ministério vai permitir, o importante é o “efeito demonstrativo”."
Extraído de http://oglobo.globo.com/economia/novo-sistema-de-iluminacao-no-ministerio-de-minas-energia-4973430

Nenhum comentário:

Postar um comentário