quarta-feira, 23 de maio de 2012

Banimento com mais chance no Congresso (Fonte: O Globo)

"BRASÍLIA — Durante a elaboração do Dossiê Amianto Brasil na Câmara dos Deputados, um parlamentar assumiu postura mais combativa em relação à exploração do amianto. Um colega da bancada goiana se aproximou desse deputado e ofereceu-lhe um jatinho que o levaria de sua cidade até a mina de Minaçu, para conhecer o local. A viagem não ocorreu, mas o episódio expõe as armas dos parlamentares na defesa do minério no país.
O chamado Dossiê do Amianto Brasil, do ex-deputado Edson Duarte (PV-GO) e de um grupo de trabalho, acabou vítima do que ele descreveu como “conspiração do silêncio”. Segundo o relatório, construiu-se uma rede capilar, quase sempre invisível, que alcança todos os segmentos envolvidos direta ou indiretamente com a questão.
Há dez projetos de lei desde 1996 sem que nenhum tenha sido aprovado. O tema foi estudado por grupo de trabalho criado na Câmara em 2010 — do qual participava o deputado convidado a ir a Minaçu de jatinho. A decisão do grupo foi pelo banimento, mas o relatório nunca foi votado. É neste momento de vulnerabilidade da bancada de Goiás — por causa da suspeita de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira — que parlamentares antiamianto veem mais chance de banimento.
Quem retomou a discussão foi Amauri Teixeira (PT-BA). Para ele, há uma chance maior de a bancada a favor do amianto perder agora"
Extraído de http://extra.globo.com/noticias/rio/rio-20/banimento-com-mais-chance-no-congresso-4976590.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário