sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dilma anuncia nomes da Comissão da Verdade (Fonte: O Globo)

"A presidente Dilma Rousseff indicou nesta quinta-feira (10) os sete integrantes da comissão que irá investigar violações de direitos humanos no Brasil de 1946 a 1988.
Os integrantes da Comissão da Verdade se reuniram num jantar no Palácio da Alvorada com a presidente Dilma. A posse será na quarta-feira que vem, com a presença de todos os ex-presidentes da República.
O grupo é formado pela advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, especialista em defesa de crimes políticos. A psicanalista e escritora Maria Rita Khel, o jurista, consultor da Unesco e do Banco Mundial José Paulo Cavalcanti Filho, o ex-procurador-geral da República, Cláudio Fontele, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp, o ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias e o cientista político, Paulo Sérgio Pinheiro.
A Comissão da Verdade terá dois anos para apresentar as conclusões e esclarecer como ocorreram crimes contra os direitos humanos praticados entre 1946 e 1988, com foco na ditadura militar, a partir de 1964.
O grupo poderá apontar os responsáveis por violações aos direitos humanos, mas não poderá julgar, nem pedir a abertura ou reabertura de processos. Segundo a lei que criou a comissão, as atividades não terão caráter de perseguição. “A comissão tem completa autonomia, não é subordinada a nenhum órgão, e vai exercer as suas atividades, dentro do possível para que essa memória seja resgatada. Como outros países fizeram, sem qualquer expectativa de revanchismo, de punição, porque não é esse o espírito da lei”, afirma o ministro do STJ, Gilson Dipp."
Extraído de http://oglobo.globo.com/pais/dilma-divulga-nomes-dos-sete-membros-da-comissao-da-verdade-4866376

Nenhum comentário:

Postar um comentário