quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atingidos e trabalhadores debatem políticas para água e energia em seminário em RO (Fonte: Movimento dos Atingidos por Barragens)

"Os movimentos e entidades articulados na Plataforma Operária e Camponesa para a Energia em Rondônia vão realizar o seminário "Panorama Político sobre água e energia" na próxima quarta-feira (6 de junho) no Ministério Público Estadual, em Porto Velho.
O objetivo do seminário é possibilitar a reflexão sobre a política energética nacional e regional, contribuindo para reconstruí-la com participação e controle social, voltada para atender as demandas e interesses do povo brasileiro e não das grandes empresas. Trata-se de um desdobramento do “Seminário Nacional sobre o Modelo Energético: atualidade e perspectivas”, que aconteceu em Brasília nos dias 19 e 20 de abril e foi um momento de diálogo entre a Plataforma e o governo federal sobre as perspectivas da questão energética na visão dos trabalhadores.
Na organização do seminário em Rondônia estão o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), o Sindicato dos Urbanitários do Estado de Rondônia (Sindur), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero) e a Federação dos Urbanitários da Amazônia LEgal (Fual).

O seminário é parte das atividades nacionais de lutas do MAB e da Via Campesina em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho e também é em preparação para a Cúpula dos Povos, atividade dos movimentos sociais paralela à Rio+20, que acontecerá entre os dias 15 e 23 no Rio de Janeiro.
Veja a programação:
ABERTURA:
Confúcio Moura - Governo do Estado de Rondônia
Dom Antônio Possamai - Arquidiocese de Porto Velho
Nailor Gato - Presidente do Sindicato dos Urbanitários
Luis Shikasho - Coordenação Estadual do MAB
Claudinei Santos - Via Campesina - Rondônia

TEMA I: Água e Energia: atualidades e perspectivas de Estado
Marco Aurélio Madureira - Presidente da Eletrobras Distribuição Rondônia
Josias Matos de Araujo - Eletrobras Eletronorte
Marcia Cristina Luna - Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia
Franklin Moreira - Presidente da Federação Nacional dos Urbanitários
Océlio Muniz - Coordenação Nacional do MAB

TEMA II: Panorama político sobre a Água e Energia
Franklin Moreira - Presidente da Federação Nacional dos Urbanitários
Gilberto Cervinski - Coordenação Nacional do MAB
Donizete Oliveira - Vice-Presidente do STICCERO
Serviço:
Dia: 06 de junho de 2012
Horário: 08:00 às 16:00 horas
Local: Auditório do Ministério Público Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário