quinta-feira, 24 de maio de 2012

Acordo prevê economia de 30 por cento com iluminação no MME (Fonte: Ministério de Minas e Energia)

"Visando a eficiência energética, o Ministério de Minas e Energia (MME) firmou com a Eletrobras/Furnas nesta terça-feira, 22 de maio, um termo de compromisso de cooperação técnica para a implantação do projeto de eficientização do sistema de iluminação do seu prédio, na Esplanada dos Ministérios. O intuito da iniciativa é melhorar as instalações, por meio de automatização, e reduzir em, no mínimo, 30% o consumo de energia elétrica com iluminação no edifício que é dividido com o Ministério do Turismo (MTur).

Durante a cerimônia, o Ministro Interino de Minas e Energia e Secretário-Executivo do MME, Márcio Zimmermann, relacionou a iniciativa do ministério e da Eletrobras/Furnas com medidas de eficiência energética planejadas e adotadas em âmbito nacional, e defendeu que ela sirva de exemplo. “Há um desejo do Ministério do Planejamento de que este modelo avance para toda a Esplanada, de forma que Brasília acabe se tornando um exemplo e que todas as áreas usem isso como efeito multiplicador da importância que se deve dar para uma sociedade como a nossa, de buscar continuamente a eficiência energética”, explicou. “Agradeço a participação de todos, e cumprimento o pessoal do MME, da Eletrobras e de Furnas por esse ato simbólico, mas um simbolismo muito importante num caminho que nós devemos perseguir”, completou.

Após fase de licitação, a ser realizada por Eletrobras/Furnas, as medidas a exemplo de modelo similar já testado e aprovado na sede de Furnas, no Rio de Janeiro, tem prazo de sete meses para serem concluídas. O termo de cooperação técnica prevê a instalação de reatores dimerizáveis para automatizar – através de um software de gestão – o processo de iluminação interna, com controle da iluminação à distância e por sensores de detecção de iluminação natural e de presença. Além disso, também possibilita uma expansão para o controle das persianas em função da luz natural.

“Hoje, o ministério possui chaves que propiciam a interrupção, por andar, no fornecimento de energia elétrica; todavia, a medida somente alcança os ambientes programados e ainda requer desocupação integral das salas atingidas - situação de difícil controle, já que em todas as unidades há sempre servidores em atividade após o horário normal de expediente”, explica o Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MME, Marcelo Cruz.

Atualmente, o prédio do Ministério recebe a categoria “C” da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. A intenção da parceria firmada com Eletrobras/Furnas também tem como objetivo elevar a classificação para nível “A”. A etiquetagem leva em consideração três quesitos: fachada do edifício, ar-condicionado e iluminação.


Histórico de melhorias

Em 2010, toda a rede elétrica do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Turismo foi substituída. Melhorias tais como substituição do cabeamento da rede lógica, substituição da telefonia, substituição do forro e de luminárias e lâmpadas, reparação das esquadrias metálicas, dos brises e das fachadas, construção do restaurante, instalação de equipamentos condicionadores de ar, impermeabilização da laje, revitalização dos dois auditórios, além da substituição dos grupos geradores, dentre outras, completam a lista das benfeitorias realizadas até agora no edifício.

A assinatura do termo de compromisso contou com a presença do Ministro Interino de Minas e Energia e Secretário-Executivo do MME, Márcio Zimmermann; do Presidente da Eletrobras, José da Costa Neto; do Diretor-Presidente da Eletrobras/Furnas, Flávio Decat; e do Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MME, Marcelo Cruz."

Extraído de http://www.mme.gov.br/permalink/835e5789-a45c-11e1-a565-15d4e8c1c4f8.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário