quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

#Copel começa construção de vertedouro da hidrelétrica de Colíder (Fonte: Jornal da Energia)

´´A estatal paranaense Copel informou nesta terça-feira (31/1) que começou a construção do vertedouro da hidrelétrica Colíder (300MW), no rio Teles Pires. Atualmente, cerca de 800 homens estão trabalhando na obra, realizando escavações em rocha para abrir espaço para as fundações de concreto.
Segundo a Copel, a estrutura do vertedouro terá 69 metros de largura por 75 de comprimento. No entanto, a altura máxima - medida do apoio da fundação na rocha até o topo dos pilares principais - será de 42,5 metros. "O início das obras do vertedouro inaugura uma nova etapa nos trabalhos em Colíder, que compreende a execução das principais estruturas em concreto", destaca o comunicado enviado pela empresa.
A construção da usina Colíder foi iniciada em março de 2011. No dia 21 de setembro do ano passado os trabalhos foram embargados e só foram liberados no início de outubro, após autorização da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso (Sema).
A hidrelétrica foi a primeira das usinas da bacia do Teles Pires a ser licitada, em meados de 2010. A operação comercial da usina precisa acontecer, pelo cronograma original, em janeiro de 2015. A Copel, entretanto, espera iniciar a produção de energia ainda em dezembro de 2014. A obra está orçada em R$1,2 bilhão e vai gerar energia suficiente para abastecer uma cidade com 850 mil habitantes.´´

Nenhum comentário:

Postar um comentário