terça-feira, 15 de setembro de 2015

Transportadora de valores terá que regularizar jornada (Fonte: MPT)

"Natal – A Justiça determinou que empresa Brink’s Segurança e Transporte de Valores acabe com as jornadas excessivas, ausência de folgas semanais aos empregados, falta de intervalos e a imposição de que vigilantes façam refeições dentro de veículos durante viagens em carros-forte. A liminar é da 5ª Vara do Trabalho de Natal, em ação civil coletiva ajuizada pelo Sindicato dos Vigilantes de Transporte de Valores, Tesouraria Bancária e Escolta Armada (SindForte/RN), aditada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN). A decisão vale para todo o país.

“A exigência habitual de mais de quatro horas extras diárias e a supressão dos intervalos causam o adoecimento dos trabalhadores e constituem riscos de acidentes no trânsito e nas estradas, pois os vigilantes trabalham exaustos em uma atividade que exige estado de alerta constante. Desse modo, nem a carga transportada está bem protegida, nem a própria integridade física dos empregados. O dano social é gravíssimo”, explica a procuradora do Trabalho Ileana Neiva, que assinou a ação.

Fiscalizações requisitadas pelo MPT à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RN) constataram que a Brink’s não possui quadro de horário de trabalho, nem escala mensal de revezamento de folgas, levando os empregados a trabalhar em jornadas de mais de 12 horas diárias, além de desrespeito ao direito ao repouso semanal remunerado..."

Íntegra: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário