terça-feira, 15 de julho de 2014

Empresa de coleta de lixo é processada em R$ 50 milhões (Fonte: MPT - SP)

"Consórcio Soma foi acionado por descumprir normas de saúde e segurança do trabalho.
São Paulo – O Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT) processou o Consórcio Soma, responsável pela coleta de lixo na capital, em R$ 50 milhões por danos morais coletivos. A empresa é acusada de violar normas de saúde e segurança do trabalho, inclusive expondo os funcionários a riscos de acidentes e de doenças. 
O trabalho de limpeza nas vias públicas é considerado insalubre por apresentar diversos perigos de ordem física e biológica decorrentes do manuseio do lixo. O contato com material orgânico e em putrefação, os ruídos da rua e do veículo coletor, frio, umidade, levantamento de peso, movimentos repetitivos são alguns dos fatores presentes no dia a dia da profissão.
Inspeções feitas pelo Centro de Referência de Saúde do Trabalhador em Santo Amaro nos estabelecimentos da empresa constataram falta de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores e ausência de mecanismos adequados de segurança nos caminhões de coleta, que costumam carregar um número de funcionários superior ao permitido pela legislação. Os empregados também relataram que não há conhecimento prévio das escalas de horário..."

Integra: MPT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário