sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cooperativa é processada em R$ 400 mil por discriminação (Fonte: MPT-PR)

"Cooptrans é acusada de impedir a contratação de candidatos com antecedentes criminais e pendências financeiras
Curitiba – O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) ajuizou ação civil pública em que pede a condenação da Cooperativa de Transportes 14 de Dezembro (Cooptrans), localizada em Francisco Beltrão (PR), em R$ 400 mil por dano moral coletivo. A empresa foi acionada após investigações comprovarem denúncia feita 
pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Francisco Beltrão (Sitrofab), em 2013, de que a instituição consultava cadastros de inadimplentes e antecedentes criminais como forma de impedir a contratação de trabalhadores candidatos a vagas em empresa filiada à cooperativa. As consultas eram feitas por meio de uma empresa terceirizada, que está sendo investigada pelo MPT em São Paulo. 
O sindicato denunciou o caso de um trabalhador que não foi aceito no processo seletivo por apresentar pendências financeiras. Segundo a procuradora do Trabalho Priscila Dibi Schvarcz, autora da ação, essas consultas são discriminatórias, indo de encontro a diversos princípios e normas do ordenamento jurídico. “Essa prática demonstra abuso de poder e ofende a dignidade de todos os trabalhadores, já que nenhuma dessas informações revela a qualificação do candidato para exercer determinada função. Além disso, gera um ciclo de pobreza e exclusão, na medida em que o impedimento à contratação do trabalhador endividado dificulta a sua própria adimplência no mercado”..."

Integra: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário