terça-feira, 24 de junho de 2014

Furnas moderniza sistema em linhas de Goiás (Fonte: Jornal da Energia)

"Com investimento de R$4,5 milhões, Furnas modernizou o sistema de proteção e teleproteção das linhas de 345 kV Itumbiara-Bandeirantes I e II, Bandeirantes–Samambaia I e II e Itumbiara-Porto Colômbia. A medida confere mais segurança e confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O projeto consistiu na troca de 157 relés eletromecânicos por 22 relés digitais, 78 mil metros de cabos e 29 equipamentos de teleproteção analógicos por 18 digitais nas subestações de Itumbiara e de Bandeirantes, em Goiás.
Os sistemas digitais de proteção e de teleproteção implantados possibilitam detectar e eliminar eventuais falhas mais rapidamente, reduzindo a probabilidade de propagação do distúrbio para outros equipamentos ou linhas de transmissão. Os novos relés dispõem ainda de funções como supervisão e oscilografia, que permitem uma análise mais rápida e detalhada do seu desempenho e das condições do sistema elétrico durante uma perturbação.
A periodicidade da manutenção preventiva de um relé eletromecânico é de quatro anos, enquanto em relés digitais é de seis anos. Isso reduz o custo e a necessidade de mão-de-obra para a realização das atividades de manutenção dos equipamentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário