segunda-feira, 12 de maio de 2014

Atividades em altura e de movimentação de cargas suspensas estão proibidas (Fonte: MPT)

"Campinas - O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Campinas (SP) determinou nesta sexta-feira (9) a interdição das atividades em altura e das atividades envolvendo movimentação de cargas suspensas nas obras de ampliação do aeroporto de Viracopos. A paralisação é especificamente nas áreas de construção do Píer A, Píer B e do novo terminal de passageiros. A fiscalização teve o acompanhamento pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que devem juntar as informações colhidas no canteiro ao inquérito que investiga a conduta trabalhista do Consórcio Construtor Viracopos.
No local, caminhões realizavam manobras a centímetros de distância de plataformas com trabalhadores suspensos, e materiais pesados eram movimentados indiscriminadamente sobre as cabeças dos operários, sem medidas de precaução ou isolamento da área, em grave e iminente risco de acidentes. “Percebemos que eles estão correndo contra o tempo, e estão executando diversos processos simultaneamente de forma desorganizada. Isso potencializa muito o risco de acidentes”, afirma o procurador do Trabalho Mário Antonio Gomes. Atualmente, cerca de 6 mil pessoas trabalham na obra.  
Fiscais e procuradores do Trabalho também identificaram a ausência de proteções contra quedas: falta de guarda-corpos em vários pontos da obra, e das chamadas linhas de vida, responsáveis por ancorar os cintos de segurança dos operários, instaladas nas extremidades das lajes, ou seja, na zona de risco. “É como colocar os dispositivos de acionamento de uma máquina dentro da área de risco”, afirma o coordenador do Cerest, Alexandre Polli Beltrani. Para solicitar desinterdição das atividades, o Consórcio deve regularizar as questões apontadas pelos fiscais e formalizar o pedido de desinterdição ao centro.
Desde o início das obras, já morreram dois trabalhadores no canteiro de ampliação do terminal, um deles soterrado, de 26 anos, e outro devido a uma queda, cuja idade era de 19 anos.  Para a Copa do Mundo, o terminal de Viracopos espera receber aproximadamente 57 delegações de países participantes."

Fonte MPT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário