segunda-feira, 7 de abril de 2014

Depois de acidentes, MTE promete fiscalização diária no Itaquerão (Fonte: Instituto Observatório Social)

"Mesmo que as obras nas arquibancadas provisórias sejam liberadas, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promete fiscalização constante na Arena Corinthians, o Itaquerão. Em visita à obra na última sexta-feira, 4, o superintendente regional do ministério em São Paulo, Luiz Antônio de Medeiros, alertou para problemas de terceirização de funcionários, excesso de horas extras e falta de folga aos trabalhadores.
As obras no Itaquerão devem permanecer interditadas pelo menos até esta segunda, 7. Os trabalhos estão embargados desde o dia 29 de março, quando o operário Fábio Hamilton da Cruz, de 23 anos, morreu ao cair de uma altura de oito metros. Ele era funcionário de uma empresa contratada pela Fast Engenharia, companhia terceirizada que prestava serviço para a montagem das arquibancadas móveis.
O superintendente disse que, diante dos acidentes e das irregularidades trabalhistas encontradas, o órgão deve manter fiscalização diária nas obras. “Isso é uma avaliação minha, pessoal, à medida que eu converso com os técnicos. Teve muito problema de terceirização, quarteirização. Teve problema de excesso de horas extras. Teve problema de falta de folgas. Teve tudo quanto é problema”, enumerou.
De acordo com o superintendente, devido à “urgência nacional” em relação à finalização do estádio, a fiscalização do órgão tem se concentrado em solucionar os problemas que possam colocar os operários em risco. Outras irregularidades têm sido deixadas de lado para evitar atrasos nos trabalhos. “A negociação foi: ou tem [são seguidas as] normas de proteção coletiva, ou não vamos permitir a continuidade do trabalho”, acrescentou."

Nenhum comentário:

Postar um comentário