quinta-feira, 20 de março de 2014

Comissões aprovam convites para 10 ministros prestarem esclarecimentos (Fonte: Agência Câmara)

"Quatro comissões da Câmara dos Deputados aprovaram nesta quarta-feira (19) convites para dez ministros participarem de debates na Casa. A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional convidou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para prestar esclarecimentos sobre o programa Mais Médicos. Os deputados querem entender as diferenças entre o programa brasileiro e os modelos adotados em outros países.
Hoje, Chioro participou de uma audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para falar da contratação de médicos cubanos. O ministro será chamado também pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, desta vez para falar do programa “Crack, é possível vencer”, lançado pelo governo federal em 2011. A iniciativa reúne um conjunto de ações para enfrentar o crack e outras drogas.
A Comissão de Relações Exteriores também convidou os ministros de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, para discutir a agenda de política externa do governo Dilma Rousseff; e da Defesa, Celso Amorim, a fim de debater a política do País nesse setor.
Agricultura
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural decidiu convidar o ministro da Agricultura, Neri Geller, para explicar uma suposta interferência da empresa exportadora de carne bovina JBS-Friboi na elaboração de normas da pasta, segundo reportagem publicada pelo jornal Estado de S. Paulo no dia 9 de março.
A proposta de ouvir o ministro partiu do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP). O requerimento determinava a convocação (na qual a autoridade é obrigada a comparecer à Câmara) de Geller, mas foi convertido em convite após discussão na Comissão de Agricultura.
Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi convidado por duas comissões: na de Relações Exteriores, ele deverá falar sobre a operação Garantia de Lei e Ordem – Celso Amorim também será convidado para esse debate. Na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o assunto é a situação do programa “Crack, é possível vencer” na Paraíba.
Demais convites
Outros ministros convidados pelas comissões nesta quarta foram:
- na Comissão de Agricultura: Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), para tratar de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no programa Garantia-Safra;
- na Comissão de Relações Exteriores: Aldo Rebelo (Esporte), a fim de discutir as ações da Copa do Mundo de 2014 e a projeção do Brasil no cenário internacional;
- na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público: Manoel Dias (Trabalho), para falar sobre os projetos do ministério em 2014; e Miriam Belchior (Planejamento), a fim de expor ações e metas de redução de custeio no orçamento deste ano;
- na Comissão de Turismo: Marta Suplicy (Cultura), para apresentar as ações referentes ao edital do programa “Concurso Cultural 2014”, que coordenará eventos culturais nas cidades onde haverá jogos da Copa do Mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário