terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sindicato dos Metalúrgicos de Mogi Guaçu ganha representantes (Fonte: MPT-SP)

"Decisão de criar junta governativa atende a requerimento do MPT, para viabilizar novo processo eleitoral
Campinas – Uma junta governativa eleita por trabalhadores em assembleia está administrando o Sindicato dos Metalúrgicos de Mogi Guaçu e Região. Ela é formada por Cleber Marciel Lili, Antonio Marcos Rochetto e Marcos Eduardo Aguiar. Os representantes permanecerão no cargo até que seja definida a nova diretoria nas próximas eleições, marcadas para ocorrer nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. A junta assumiu por decisão judicial a partir de requerimento do MPT.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com o requerimento no início deste ano, depois de decisão da Justiça do Trabalho de Mogi Guaçu, que impediu a diretoria eleita de tomar posse. O MPT usou como fundamentação o fato de que milhares de trabalhadores da base territorial poderiam ficar sem assistência sindical, inclusive para fins de homologação e negociação coletiva.
Em 2012, o Judiciário suspendeu por liminar os efeitos da eleição após o ingresso de ação por um associado da entidade sindical, que alegou falta de transparência e de publicidade no processo eleitoral. Segundo ele, não houve a publicação de edital de convocação dos trabalhadores. Com isso, os eleitos não puderam tomar posse, dentre eles, o vice-prefeito de Mogi Guaçu, Marçal Georges Damião.
O procurador do Trabalho Ronaldo Lira, autor do requerimento, considera que a situação é grave e uma administração provisória se faz necessária. “A falta de um representante impede qualquer reivindicação salarial, renovação de instrumentos normativos, exercício do direito de greve e muitas outras coisas, de modo que a classe trabalhadora está exposta a diversos prejuízos”, afirmou Lira."

Fonte: MPT-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário