terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Encontro reúne representantes de CIPAs (Fonte: MPT-RS)

"Palestrante sugeriu estratégias para as comissões e discutiu saúde e segurança no trabalho
Porto Alegre – O "Encontro de Cipeiros" reuniu 182 participantes na tarde de 4 de dezembro, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. O evento teve palestra da servidora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) Maria Muccillo, que abordou o tema "Cipeiros - Resgate de um Protagonismo em Saúde e Segurança no Trabalho (SST)". Com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), o encontro teve como objetivo dar novo significado ao papel dos cipeiros no sistema de gestão de riscos a favor da SST e os negócios. 
A palestrante apresentou seis sugestões de estratégias para CIPA. Entre elas, estão a implantação e desenvolvimento da política de segurança e saúde, a aplicação das Normas Regulamentadoras e a participação de treinamentos e cursos sobre segurança do trabalho.
Durante a introdução à palestra, o procurador do Trabalho Ricardo Garcia afirmou que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  (CIPA) é a estrutura fundamental e mais importante em qualquer empresa na promoção da SST, pois reúne empregado e empregador na mesma atividade e com o mesmo objetivo. “Burocratizar ou menosprezar a CIPA é desperdiçar a melhor ferramenta de gestão que uma empresa pode ter", destacou.
CIPA – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A comissão deve ser criada e mantida pelas empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que mantém vínculo empregatício."

Fonte: MPT-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário