quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Frigorífico deverá adequar meio ambiente de trabalho (Fonte: MPT-ES)

"Forte Boi assinou acordo com MPT após fiscalização constatar irregularidades
Colatina – O frigorífico Forte Boi deverá adequar o meio ambiente de trabalho de seus funcionários de acordo com as normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A obrigação está presente em termo de ajuste de conduta (TAC) firmado entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Colatina (ES), após inquérito civil. A fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-ES) constatou que a empresa, localizada na Grande Vitória, cometia irregularidades que colocava em risco a saúde dos trabalhadores. Será aplicada multa de R$ 5 mil por cláusula descumprida.
No TAC, o MPT obriga a empresa a dispor de duas amplas saídas em vaso de pressão instalado em local fechado e de manter o reservatório com instrumento que indique a pressão de operação. As medidas estão previstas na Norma Regulamentadora Nº13 (NR-13) do MTE. O frigorífico também deverá instalar sistemas de segurança em zonas de perigo de máquinas e equipamentos.
A ausência de placas de identificação ou mesmo instrumentos que indicassem a pressão de operação dos vasos de pressão (manômetro) está entre as irregularidades descritas no relatório. Os locais onde os equipamentos estavam instalados foram interditados por apresentar riscos à saúde do trabalhador.
A empresa também não possuía análise ergonômica do trabalho, mesmo havendo um grande número de funções exercidas pelos trabalhadores.
A Forte Boi também deverá realizar a análise ergonômica de cada posto de serviço para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores."

Fonte: MPT-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário