terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Expectativa de vida sobe e aposentadorias perdem valor (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"Pesquisa do IBGE mostra que a expectativa de vida do brasileiro subiu de 74,08 anos em 2011 para 74,6 anos em 2012. Como o dado é utilizado no cálculo do fator previdenciário, uma das consequências do aumento da longevidade é a queda do valor das aposentadorias. As mulheres terão redução maior nos rendimentos calculados sob o novo fator previdenciário, em vigor desde ontem. A diferença no benefício deve superar R$ 200.
Os brasileiros estão vivendo mais e, consequentemente, as aposentadorias estão minguando. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem os resultados de 2012 das Tábuas Completas de Mortalidade, usadas pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário nas aposentadorias pelo INSS. Quando a expectativa de vida aumenta, também eleva o desconto do fator previdenciário. A esperança de vida ao nascer no Brasil subiu de 74,08 anos em 2011 para 74,6 anos em 2012.
As mulheres terão uma redução maior nas aposentadorias calculadas sob o novo fator previdenciário, em vigor a partir de ontem. A diferença no benefício delas deve superar R$ 200.00, segundo cálculos do advogado Sérgio Henrique Salvador, especialista em Direito Previdenciário e professor do Instituto Brasileiro de Estudos Previ-denciários (IBEP)..."

Íntegra disponível em O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário