terça-feira, 22 de outubro de 2013

APP faz debate nas escolas no dia 23

"Sindicato mobilizará educadores da rede estadual para discutir Sistema de Atendimento à Saúde, matriz curricular e auxílio-transporte. Aulas serão normais
Nesta quarta-feira (23), a APP-Sindicato fará um dia de debates em todas as escolas da rede. Será o momento de discutir um dos problemas que mais afligem os profissionais da Educação, a saúde. NÃO HAVERÁ INTERRUPÇÃO DE AULAS.
O sindicato vai aproveitar este momento para denunciar o atual estado do Serviço de Atendimento à Saúde dos Servidores (SAS), um verdadeiro sumidouro de recursos públicos, que apenas satisfaz a volúpia de hospitais privados por dinheiro, enquanto trabalhadores recebem atendimento de péssima qualidade – quando não atendimento nenhum. A categoria também vai discutir a inércia do governo em criar um novo modelo de atendimento à saúde, após termos concluído uma série de exaustivos debates.
Outro tema a ser debatido nas escolas é o quadro alarmante de adoecimento entre educadores, atestado por números do próprio governo e que deve ser confirmado na pesquisa sobre adoecimento mental docente a ser realizada pela UFPR.
Este dia 23 será também a oportunidade de os trabalhadores da rede discutirem a matriz curricular, que já sofreu mudanças no final de 2012, e a implantação do auxílio-transporte para todos os funcionários de escola.
O auxílio-transporte foi uma conquista obtida com a aprovação do Plano de Carreira dos Funcionários (QFEB), em 2008. No entanto, até o momento nem toda a categoria está sendo contemplada de maneira igual.
A luta pela instituição do auxílio-transporte vem de longa data. A primeira conquista veio na greve de 2000, quando os educadores obtiveram o direito ao vale-transporte, mas nem todos o receberam, e a APP seguiu na cobrança pela aplicação geral.
Porém, o auxílio, que hoje é de R$ 248,97, ficou destinado apenas aos funcionários de escolas efetivos enquadrados no QFEB. A APP fez muita luta para garantir este direito para todos. Porém, o governo tem negado.
Recentemente, foi aprovada a Lei 9019/2013 que institui um auxílio-transporte para todo o funcionalismo no valor de R$ 124,00, excetuando os professores e os QFEB. Com isso, os funcionários de escolas PSS começaram a receber o auxílio-transporte, mas na metade do valor da maioria dos funcionários da escola. A APP atua para alterar também esta situação.
OUTRAS AÇÕES – Os professores e funcionários de escola da rede estadual, juntamente com outras categorias de servidores, estão mobilizados para cobrar do governo o atendimento da sua pauta. Para isso programaram uma série de atividades nos dias 28 e 29:
28 de outubro (período da noite) – Vigília em frente ao Palácio Iguaçu
29 de outubro (manhã) – Ato público pela Saúde e pagamento dos retroativos
29 de outubro (tarde) – Seminário sobre a Previdência"

Nenhum comentário:

Postar um comentário