sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mais de 200 professores serão capacitados contra trabalho infantil (Fonte: MPT)

"Objetivo é formar educadores para discussão sobre direitos da criança e do adolescente em sala de aula
Belo Horizonte – Mais de 200 professores de 55 municípios mineiros vão participar de uma capacitação sobre combate ao trabalho infantil.  A formação é promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e está prevista para acontecer no período de 23 a 25 de setembro, em Belo Horizonte. O curso é a primeira etapa de implantação do Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, pois constou no Programa de Erradicação do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) em 182 escolas do estado.
Entre as doze atividades programadas estão palestras sobre aspectos atuais do trabalho infantil, mitos que envolvem o tema e as piores formas de exploração de crianças e adolescentes. “Os professores sairão do curso preparados para trabalhar em sala de aula temas relacionados com direitos da criança e do adolescente, em especial o Trabalho Infantil”, explica a coordenadora do projeto, procuradora do Trabalho Elaine Nassif.
A “Oficina de Formação MPT na Escola” é resultado de cooperação firmada pelos colégios com o MPT neste ano. De acordo com Elaine Nassif, a partir de outubro, cerca de 35 mil alunos terão oportunidade de conhecer e discutir seus direitos, durante a segunda etapa do projeto, que vai ocorrer em sintonia com o debate internacional, a III Conferência Global contra o Trabalho Infantil, que será realizada em Brasília de 8 a 10 de outubro. O evento  é organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Entre os profissionais que vão ministrar a capacitação está o idealizador do programa, o procurador do Trabalho Antônio Lima, o juiz da infância e da juventude Marcos Padula, a promotora de Justiça Andrea Carelli, o professor paulista Propércio Antônio de Rezende e o coordenador nacional de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Coordinfância), procurador do Trabalho Rafael Marques. 
Segunda etapa – Na segunda etapa do projeto, os alunos deverão desenvolver produções culturais. Os melhores trabalhos vão garantir prêmios para os estudantes, às escolas e os professores. “A premiação tem por objetivo ser um marco para a cidade, uma representação do seu engajamento no compromisso contra as piores formas de trabalho infantil e contra a evasão escolar, pela construção de um futuro melhor para todos nós”, enfatiza Elaine Nassif."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário