quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SJSP obtém vitória e editora Abril é obrigada a iniciar negociações (Fonte: Jornalistas de São Paulo)

"Assembleia com trabalhadores acontecerá às 9 horas da próxima sexta-feira
A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) conquistou na tarde desta quarta-feira (7) a abertura de negociações com a editora Abril, que na semana passada anunciou as demissões de dezenas de trabalhadores. Em audiência de Instrução e Conciliação, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Ministério Público do Trabalho reconheceram se tratar de uma dispensa em massa e deliberaram pela abertura imediata de negociação.
“Houve uma dispensa em massa, que requer procedimentação prévia para sua consecução – negociação com o Sindicato, plano de demissão voluntária, critérios objetivos de dispensa e pagamento de verbas suplementares àquelas previstas em lei, entre outros direitos possivelmente negociáveis”, afirmou o MPT.
Início das negociações
A desembargadora Rilma Aparecida Hemetério também deliberou, a pedido do SJSP, que seja realizada uma assembleia nas dependências da editora Abril, no bairro de Pinheiros, a partir das 9 horas da próxima sexta-feira (dia 9), com a participação de todos os jornalistas da empresa, inclusive os demitidos.
O SJSP irá apresentar na assembleia a proposta da editora Abril para análise dos jornalistas, que, pela avaliação da entidade, está aquém do que já foi conquistado pelos trabalhadores em negociações semelhantes com outras empresas, como foi o caso do Estadão.
Segundo o presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto), “a proposta privilegia os altos salários e prejudica os trabalhadores com menores ganhos, o que é inconcebível, e não faz justiça, já que só altos executivos são contemplados pela proposta”.
Nova reunião de conciliação
Na tarde de segunda-feira (dia 12), os sindicalistas e representantes da editora Abril voltam a se reunir novamente no TRT no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Coletivos, para analisar as propostas que saíram da assembleia.
Após a realização desta reunião, que ocorre às 15h30, a desembargadora irá analisar o pedido de liminar impetrado pelo Sindicato, que pede a suspensão das demissões.
A direção do SJSP foi representada na audiência de conciliação pelo seu presidente, José Augusto Camargo, pela secretária adjunta de Interior e Litoral, Fabiana Caramez e pelo coordenador do Departamento Jurídico da entidade, Dr. Raphael Maia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário