quarta-feira, 17 de julho de 2013

Minas e Energia vai encaminhar ao MP caso de mortes por choque elétrico (Fonte: Câmara dos Deputados)

"As mortes provocadas por falhas na rede elétrica da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) indignaram deputados em audiência pública da Comissão de Minas e Energia nesta terça-feira. Foram 31 óbitos por choque elétrico nas ruas do estado em 2012, uma média de quase três por mês.
Apesar da ausência de estatísticas oficiais, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade estima que desde 2008 houve mais de mil acidentes fatais. A Comissão de Minas e Energia vai encaminhar o caso para o Ministério Público Federal.
O pai de Davi Lima Santiago Filho, que faleceu eletrocutado após esbarrar em um fio desencapado na cidade de Recife, em junho deste ano, culpa a Celpe pela tragédia. "Isso se chama negligência e irresponsabilidade total. Não há nenhum medo de punições, quer seja da Justiça, quer seja da Aneel ou dos órgãos reguladores."
Acusações à Celpe 
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Celpe foi a empresa campeã de reclamações em 2012. No entanto, o presidente da empresa, Luiz Antônio Ciarlini, alegou que a rede elétrica, responsável pela morte de Davi Filho, é da prefeitura de Recife.
Além disso, Ciarlini afirmou que a maioria dos acidentes com choque elétrico não é provocada por falhas nos equipamentos da empresa. "São ocupações de áreas de forma desordenada dentro do estado. São trabalhadores não qualificados que se aproximam da rede elétrica e tocam inadvertidamente na rede elétrica. São ligações clandestinas que ocorrem na medida em que elas vão ser executadas por pessoas desabilitadas, que venham a sofrer acidentes fatais."
Já os deputados fizeram uma série de acusações à Celpe, que vão desde o crescente número de interrupções no fornecimento de energia elétrica até o uso de policiais para invadir residências com ligações clandestinas.
Terceirização
O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que já apresentou um pedido de cancelamento da concessão da companhia, acredita que as falhas se devem principalmente à terceirização da mão-de-obra. "A empresa tem visado apenas os lucros, deixando de lado a qualidade do serviço, pagando por uma mão-de-obra menos qualificada e mais barata. A prova de que isso está prejudicando o fornecimento de energia elétrica no estado de Pernambuco é a qualidade do serviço que tem piorado bastante ano a ano.""

Nenhum comentário:

Postar um comentário