segunda-feira, 27 de maio de 2013

GDF Suez: Jirau obtém registro na ONU (Fonte: Jornal da Energia)

"A Usina Hidrelétrica Jirau (3.750 MW), em construção no Rio Madeira, em Rondônia, foi registrada, na última semana, na Organizações das Nações Unidas (ONU), no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Jirau é a maior usina de energia renovável já registrada no MDL. A hidrelétrica tem potencial para gerar energia limpa para aproximadamente 10 milhões de domicílios brasileiros, o que permite substituir o equivalente em geração termelétrica com combustíveis fósseis, reduzindo, desta forma, as emissões de gases de efeito estufa em aproximadamente seis milhões de toneladas de CO2 ao ano.
Apesar da confirmação ter sido recebida no último dia 16 de maio, o registro do projeto é datado do dia 26 de Dezembro de 2012, o que faz com que o projeto seja elegível para vender seus créditos no mercado europeu de comercialização de emissões.
O registro marca a conclusão do processo de validação do projeto por uma entidade certificadora designada pelas Nações Unidas, como também do processo de análise, conduzido pela Comissão Interministerial das Mudanças Globais do Clima, que é composta por representantes de 11 ministérios.
A Política Nacional das Mudanças do Clima prevê a expansão na geração com base na hidroeletricidade e nas energias complementares. “O registro de Jirau no MDL é resultado dos esforços brasileiros para promover o crescimento econômico sustentável com base na energia renovável. A ESBR tem satisfação em contribuir para a expansão da matriz energética renovável brasileira e de ter seu projeto registrado nas Nações Unidas.” afirma Victor Paranhos, presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária responsável pelo projeto.
A ESBR é formada pela GDF SUEZ (60%), Eletrosul (20%) e Chesf (20%). Na primeira quinzena de maio, a GDF SUEZ e a Mitsui anunciaram uma nova parceria na qual a Mitsui vai adquirir 20% de participação no projeto.O negócio deverá ser finalizado no segundo semestre, após a aprovação dos órgãos competentes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário