sexta-feira, 5 de abril de 2013

Tractebel e CPFL cobiçam Três Irmãos (Fonte: Valor Econômico)

"O leilão de Três Irmãos, a maior usina do rio Tietê, construída pela Cesp, será um marco na história do setor elétrico - pela primeira vez, uma hidrelétrica antiga de grande porte retornará ao poder concedente e será relicitada. Ainda não foi definida uma data para o leilão, mas é possível que ele ocorra no fim do primeiro semestre ou início do segundo, de acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim.
Apesar das baixas tarifas fixadas, 70% menores que as cobradas pela Cesp até hoje, não devem faltar interessados nas usinas da estatal paulista. Fontes consultadas pelo Valor afirmam que as mais fortes candidatas à disputa são CPFL e Tractebel. Nos bastidores, as listas de potenciais interessadas também incluem a chinesa State Grid, a alemã E.On, sócia de Eike Batista na MPX, e o grupo Desenvix, que opera pequenas centrais hidrelétricas e eólicas. Mesmo a estatal mineira Cemig, que não aceitou os termos para a renovação das suas concessões, poderia ter interesse nos ativos da Cesp, diz uma fonte.

O leilão da hidrelétrica de Três Irmãos, a maior usina do rio Tietê, será um marco na história do setor elétrico. Inaugurada em 1993, a hidrelétrica foi construída pela Cesp, mas a estatal paulista está, neste momento, prestes a devolvê-la à União. Será a primeira vez que uma hidrelétrica antiga de grande porte retornará ao poder concedente e será relicitada dentro do novo modelo estabelecido por Brasília.
A partir de agora, os concessionários das hidrelétricas já amortizadas só receberão pelos serviços de operação e manutenção (O&M). Vencerá a licitação quem oferecer a menor tarifa, como já tem sido feito no leilão das novas hidrelétricas. No caso da Cesp, as tarifas estabelecidas na proposta de renovação das concessões para as usinas de Três Irmãos e Ilha Solteira, que operam interligadas no mesmo complexo, ficou em torno de R$ 6 por MWh, sem encargos e impostos. Não está escrito se essa será a tarifa do leilão, mas é esperado que o governo mantenha a mesma proposta feita à Cesp - e recusada pela geradora..."

Íntegra: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário