sexta-feira, 1 de março de 2013

TRT consegue acordo e trabalhadores de construção em Três Lagoas voltam ao trabalho (Fonte: TRT 24ª Região)


"Depois de longos debates e negociações em audiência de conciliação de dissídio coletivo realizada na tarde de ontem, na Sala de Sessões do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, 3.500 trabalhadores retornaram hoje cedo às obras de construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III da Petrobras, em Três Lagoas. 
Os trabalhadores haviam paralisado suas atividades durante alguns dias do último mês de janeiro, voltaram a trabalhar após uma audiência de conciliação, mas cruzaram os braços novamente na última segunda-feira.
Na conciliação, conduzida ontem pelo Presidente do Tribunal, desembargador Francisco das C. Lima Filho, o Consórcio UFN III comprometeu-se a manter a data base de 1º de maio.
Garantiu o reajuste de 10% sobre o último salário coletivo vigente, com efeitos financeiros, a partir de fevereiro de 2013, para os trabalhadores exercentes das funções de ajudantes e oficiais; 7% para aqueles referentes à mão-de-obra especializada; 5% para os encarregados, funções que receberam enquadramento em janeiro/2013 e mão de obra indireta. Os reajustes serão pagos na folha de março/2013 até o quinto dia útil de abril/2013.
Uma das reivindicações da categoria era a folga de campo, em especial, para os que têm suas famílias localizadas em cidades distantes. Para resolver o problema, ficou acordado que a cada 90 dias será concedida folga de campo de 5 dias corridos, excluídos os finais de semana, para os trabalhadores que residem a mais de 1.300 quilômetros da obra e estejam alojados.
Os dias paralisados, de 25 a 27 de fevereiro, deverão ser compensados 50% e o restante será abonado. O acordo terá vigência até 30 de abril de 2014."

Fonte: TRT 24ª Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário