quinta-feira, 14 de março de 2013

Após 38 anos, família de Herzog receberá novo atestado de óbito (Fonte: O Globo)

SÃO PAULO A família de Vladimir Herzog receberá amanhã, em ato público, o novo atestado de óbito do jornalista, assassinado pela ditadura militar em 1975, numa das dependências do Doi-Codi, órgão do Exército. A entrega oficial será realizada na sede do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), pelo coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro. No novo documento passará a constar como causa da morte "lesões e maus tratos sofridos durante o interrogatório em dependência do II Exército (DOI-Codi)", substituindo oficialmente a falsa versão de "asfixia mecânica por enforcamento", divulgada após a morte de Herzog em São Paulo.

- Trata-se de uma conquista que abre caminho para outras famílias conseguirem um novo atestado de óbito de familiares que foram torturados. É a confirmação de que o Estado civil brasileiro reconhece suas falhas históricas - disse Ivo Herzog, filho de Vladimir.

O evento faz parte de uma série de homenagens que lembrará também os 40 anos da morte do estudante de Geologia da USP Alexandre Vannuchi Leme, vítima da repressão e que também foi morto nas dependências do II Exército (DOI-Codi)..."

Íntegra em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário