quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

FENAJ E SINDICATOS DA REGIÃO SUL ENTREGAM CARTA À DIREÇÃO DO ATLÉTICO-PR (Fonte: SindiJor PR)


"Na tarde desta quarta-feira (20), os diretores da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ – estiveram na sede administrativa do Clube Atlético Paranaense e entregaram ofício se solidarizando aos jornalistas paranaenses diante da restrição do CAP à imprensa esportiva. Na foto, José Nunes – FENAJ – e Mauro Holzmann – (CAP) – formalizaram texto que contém assinatura da Federação e mais quatro sindicatos da Região Sul do país.  
José Nunes e Valci Zuculoto, pela FENAJ, ao lado do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catariana, Valmor Fritsche, e a diretora do Sindijor-PR, Maigue Gueths, conversaram com o diretor de marketing atleticano, Mauro Holzmann, e sua equipe de comunicação. O objetivo da reunião foi propor alternativas para que as restrições à imprensa paranaense acabem e a prática plural do jornalismo possa ser praticada na cobertura jornalística do Atlético-PR. “O olhar de fora, do jornalista esportivo, é diferente da informação da assessoria, que é institucional”, explicou José Nunes, vice presidente da Regional Sul da FENAJ. 
Algumas propostas como a abertura de janelas para captação de imagens durante os treinamentos e a possibilidade de entrevistas coletivas ao final dos treinos, foram expostas pelos representantes dos jornalistas. Mauro Holzmann afirmou que irá levar a questão à diretoria do CAP e que o diálogo com o Sindijor será mantido. 
O Sindijor recentemente se encontrou com representes jurídicos do Atlético no MPT (leia aqui) e no início do ano publicou uma nota à imprensa sobre o caso (leia aqui). Desta vez, a carta aberta em defesa do jornalismo é assinada pela FENAJ, Sindijor-PR, Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná, Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.
Segue carta na íntegra:
Carta aberta à direção do Clube Atlético Paranaense
A direção da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ reunida com os sindicatos dos jornalistas da Região Sul (Paraná, Norte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), na tarde desta terça-feira (19/2), em Curitiba, expressa sua solidariedade à imprensa esportiva paranaense, diante do cerceamento do livre exercício profissional por parte do Clube Atlético Paranaense. 
As entidades reafirmam a nota de repúdio já publicada pelo sindicato local e condenam “a postura do time, que mais uma vez torna-se inacessível e distante da boa relação com o jornalismo esportivo. Dificultar o trabalho dos profissionais da imprensa é não respeitar o interesse público do jornalismo, e desta forma, o cidadão.” 
Assim como o Sindicato do Paraná já expressou, defendemos “que o futebol paranaense deve ser tratado como assunto de interesse da sociedade. Afinal, é um bem do nosso patrimônio cultural no Brasil, e sendo assim, o acesso dos profissionais da imprensa ao time atleticano é fundamental para o jornalismo de qualidade e para a transparência, como ocorre com os outros times de futebol. O CAP é reconhecido como um dos grandes times brasileiros, e o respeito aos torcedores começa na oportunidade de ouvir as várias vozes e opiniões, o que infelizmente não vem acontecendo desde o ano passado.”
Reafirmamos o respeito “às estratégias de comunicação e assessoria”. Mas também defendemos, acima de tudo, “que o acesso à diversidade de opiniões e coberturas esportivas devem ser consideradas como valor moral junto à sociedade paranaense, acostumada a contar com o trabalho de bons profissionais que garantem o jornalismo isento, ético e de qualidade no Paraná.”
Diante disto, reforçamos a exigência de respeito ao livre exercício do jornalismo já feita pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná e solicitamos a imediata revogação da postura adotada por este clube."


Fonte: SindiJor PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário