segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

"Rubens Paiva foi morto pelo DOI-Codi" (Fonte: Brasil 247)

"247 - A Comissão da Verdade deve apresentar até março o desfecho de uma história não-finalizada desde a ditadura militar brasileira. Segundo o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles, que coordena a Comissão Nacional da Verdade, o ex-deputado Rubens Paiva, até então oficialmente tido como desaparecido, foi executado por agentes do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação do Centro de Defesa Interna) do Primeiro Exército, no Rio de Janeiro.
A revelação, baseada em documentos militares confidenciais encontrados no Arquivo Nacional, em Brasília, foi feita durante entrevista ao portal IG (leia mais). "Ele foi morto por agentes do Doi-Codi", revelou Fonteles, que classificou a versão oficial, que seguia valendo até hoje, como "fantasia absoluta". Segundo o coordenador da comissão, o martírio de Paiva no DOI-Codi teria durado dez dias.
Até então, havia duas versões para o sumiço de Rubens Paiva. Numa delas, o ex-deputado teria desaparecido em uma operação de resgate por opositores do governo militar. Noutra, ele teria sido preso e morto por militares da Aeronáutica. De certo, apenas, era que Rubens Paiva foi preso em casa, no dia 20 de janeiro de 1971, e levado direto para a sede do DOI-Codi..."

Íntegra disponível em: http://www.brasil247.com/+qo6q5

Nenhum comentário:

Postar um comentário