segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Parceria em 4G dá vantagem às operadoras (Fonte: Valor Econômico)

"A construção conjunta de uma única rede de quarta geração de serviços móveis (4G) dará à TIM e Oi um diferencial competitivo que exigirá das principais concorrentes, Telefônica/Vivo e Claro, novas estratégias para superar essa vantagem. Segundo apurou o Valor, está previsto para esta semana um comunicado de Oi e TIM sobre o compartilhamento do 4G. Enquanto isso, nenhuma das rivais está de "braços cruzados" para esperar o que vai acontecer. A operadora espanhola, por exemplo, tem buscado reduzir custos, inclusive vendendo parte de suas torres, caminho seguido também pela Oi.
A Claro ainda não revelou seus movimentos. Controlada pela América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim, dono também da Telmex, a empresa-irmã da Embratel e Net está no meio de um antigo fogo cruzado na América Latina entre as empresas do megaempresário e a Telefónica de España. Por meio de nota, a Claro informou ao Valor que o Brasil é foco para o grupo América Móvil que, além dos altos investimentos realizados nos últimos anos, recentemente lançou um satélite que opera inclusive na transmissão de dados e voz em banda larga, expandindo a capacidade de satélite do grupo.
A operadora informou na nota que para adaptar a sua rede atual para oferecer "a melhor tecnologia 4G, investiu R$ 510 milhões". Além disso, afirmou que mantém investimentos constantes em infraestrutura, tecnologia e atendimento, num total de R$ 6,3 bilhões que serão aplicados até o fim de 2014.
"A Claro acredita no compartilhamento de rede para ampliar e melhorar a infraestrutura tecnológica do Brasil", informa no comunicado. "Em outubro do ano passado, assinou um acordo de compartilhamento de torres com as três demais operadoras de celular do país..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/21/parceria-em-4g-da-vantagem-as-operadoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário