terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Anos de lobby rendem bons frutos aos bancos (Fonte: Valor)


"As autoridades reguladoras mundiais do setor bancário ainda estão tentando tornar o setor mais seguro e mais resistente a dificuldades. Mas sua decisão de relaxar as pretendidas regras de liquidez demonstra seu grau de preocupação com os potenciais efeitos danosos sobre uma economia mundial que enfrentou dificuldades nos últimos cinco anos e com a ainda efervescente crise da zona do euro.
Já em janeiro do ano passado, os supervisores do Comitê de Supervisão Bancária da Basileia insistiram que o índice de cobertura de liquidez estava em condições de ser implementado em 2015 e que as negociações com respeito aos detalhes "não alterariam significativamente o enfoque estrutural do quadro regulatório".
Ontem, esse grupo anunciou uma norma que ainda determina que os bancos mantenham estoques de ativos facilmente vendáveis que os ajudem a sobreviver a uma crise do mercado. Mas a versão definitiva do índice de cobertura de liquidez foi significativamente menos pesado do que o previsto por dirigentes de bancos e analistas por três aspectos decisivos: os bancos podem deter uma linha mais ampla de ativos como parte de seus estoques de liquidez, os métodos de cálculo foram modificados de modo a reduzir a quantia total necessária e eles têm apenas de atender 60% das exigências em 2015. A totalidade dessas exigências será paulatinamente introduzida ao longo dos próximos quatro anos..."

Extraído de http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/8/anos-de-lobby-rendem-bons-frutos-aos-bancos/?searchterm=

Nenhum comentário:

Postar um comentário