quarta-feira, 24 de outubro de 2012

UFBA inclui seguranca do trabalho no currículo de engenharia (Fonte: MPT)


"Salvador (BA) - A mudança da disciplina Segurança do Trabalho, hoje optativa, em obrigatória para todos os cursos de graduação de engenharia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) deve ser adotada em breve. A informação foi dada pela reitora da universidade, Dora Leal, em reunião com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Pacífico Rocha. 
A proposta encaminhada pelo MPT, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia (Sinduscon-BA) e pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA) tem o objetivo  de melhorar a formação dos engenheiros, principalmente no que diz respeito ao cumprimento e fiscalização de normas e procedimentos que garantam a segurança de trabalhadores em obras na indústria de um modo geral.
Na reunião, o procurador levou até a gestora da instituição de ensino documento firmado em conjunto com a SRTE e o Sinduscon. “O MPT e a SRTE estão muitas vezes em situação oposta ao Sinduscon, que existe para defender interesses das empresas de construção, mas nessa questão específica da saúde e segurança no ambiente de trabalho temos um entendimento comum, que passa necessariamente pela melhor qualificação dos engenheiros para que a atenção com as normas de segurança faça parte da cultura de cada canteiro de obras”, destacou Pacífico.
“Temos que fazer da educação um instrumento transformador das práticas sociais. O brasileiro é resistente à adoção de normas de segurança, mas a informação é a melhor forma de mudar isso”, avaliou Dora Leal.
A reunião, realizada dia 19 de outubro,  teve ainda a participação dos procuradores do trabalho Rômulo Almeida e Alberto Balazeiro, além do diretor da Escola Politécnica da UFBA, Luís Edmundo Prado de Campos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário