quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Brasil passa de 82º para 62º em ranking de igualdade de oportunidades (Fonte: Sindicato dos Bancários do Pará)


" Em um ano, o Brasil saltou de 82º colocado para 62º no ranking de igualdade entre sexos (Global Gender Gap Index) do Fórum Econômico Mundial, a ser divulgado nesta quarta-feira (24) em Nova York.
O avanço tem "duas razões-chave", de acordo com a diretora de Paridade de Gênero e Capital Humano da organização, a paquistanesa Saadia Zahidi: aumentou de 7% para 27% a proporção de mulheres ministras e, "é claro, a presidente Dilma Rousseff estava no poder neste último ano, o que também tem impacto no índice".
Outro fator é que o país, "de fato, acabou com a diferença de gênero tanto em saúde como em educação" ao longo dos últimos anos, dividindo agora o primeiro lugar com diversos outros países, em ambas as áreas.
O estudo, realizado anualmente desde 2006 por Zahidi e pelos professores Ricardo Hausmann, de Harvard, e Laura Tyson, de Berkeley, leva em consideração quatro categorias: saúde e sobrevivência; realização educacional; participação e oportunidade econômica; e fortalecimento do poder político.
Se por um lado avançou em aumento do poder das mulheres, com Dilma e ministras, e já vinha melhorando em saúde e educação, por outro o Brasil segue atrás em participação econômica.
Mais precisamente, em 2 dos 5 indicadores que compõem a categoria: a participação na força de trabalho e a similaridade de salário..."

Íntegra disponível em http://www.bancariospa.org.br/clipping-online/44-geral/4204-brasil-passa-de-82o-para-62o-em-ranking-de-igualdade-de-oportunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário