segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mais trabalhadores estrangeiros (Fonte: O Estado de S. Paulo)


"O agravamento da crise europeia, que vem provo­cando índices recordes de de­semprego, tem forçado a emigração de traba­lhadores para outras regiões, especialmente a América Lati­na. Estima-se que, só do Brasil, os europeus enviem anualmen­te para seus países cerca de US$ 1 bilhão, como mostrou reportagem do correspondente do Estado em Genebra, Jamil Ghade (6/10).
O êxodo decorrente da crise europeia é um dos fatores que ajudam a explicar a crescente entrada de trabalhadores es­trangeiros no Brasil, apesar da acentuada redução do ritmo de crescimento da economia brasi­leira e das exigências legais que complicam e retardam a conces­são de autorização para que pro­fissionais de outras nacionalida­des possam trabalhar no País. No primeiro semestre deste ano, o governo concedeu autori­zação para 32.913 estrangeiros obterem trabalho permanente ou temporário no País. É um número 24% maior do que o total de estrangeiros autorizados a trabalhar no Brasil nos primei­ros seis meses do ano passado.
Embora o ritmo de cresci­mento do número de estrangei­ros que entram legalmente no mercado de trabalho brasileiro tenha arrefecido - em 2010, o aumento foi de 30,5% e, em 2011, de 25,9%, sempre em rela­ção ao ano anterior -, ainda é acelerado, sobretudo se se con­siderar que as projeções mais freqüentes para o crescimento da economia brasileira neste ano estão abaixo de 2%. Esses dados não consideram os es­trangeiros que entram clandes­tinamente no País para traba­lhar em condições precárias no mercado informal.
No caso de profissionais quali­ficados, categoria na qual se en­quadra grande parte dos portu­gueses e espanhóis que vêm pa­ra a América Latina, a demanda brasileira não é para trabalho temporário. A escassez de trabalhadores com treinamento e co­nhecimento adequado está se tornando aguda em alguns seto­res que, apesar da crise, conti­nuam a receber grandes investi­mentos e a contratar pessoal, co­mo o de engenharia, o de expio- ração de petróleo e o de tecnologia de informação, O sistema de ensino e de formação de mão de obra do País não está sendo ca­paz de suprir essa demanda no volume e na qualidade exigidos pelo mercado, daí o crescimen­to da imigração de profissionais estrangeiros, num processo que tende a ser longo. Nesse aspec­to, a crise europeia acaba sendo benéfica para o Brasil..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário