sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Trabalho degradante gera multa de R$ 10 milhões (Fonte: MPT)

"Campo Grande -  Aliciamento e submissão de trabalhadores a condições degradantes levaram à condenação das empresas Infinity Agrícola e Usina Naviraí, localizadas no sul de Mato Grosso do Sul, ao pagamento de dano moral coletivo no valor de R$ 10 milhões. A ação civil pública (ACP) foi ajuizada pelo  Ministério Público do Trabalho (MPT) após investigações realizadas nos últimos quatro anos.
Na operação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, de junho de 2011, realizada após denúncia, foi constatado que a Infinity, por meio de aliciadores, conhecidos como “gatos”, contratou 542 trabalhadores do norte de Minas Gerais e estados do Nordeste e outros 285 indígenas das aldeias da região para atividades de corte de cana-de-açúcar em fazendas da região, em benefício da Usina Naviraí, pertencente ao mesmo grupo econômico.
No local, os trabalhadores rurais foram flagrados em situação indigna e degradante. Parte deles trabalhava na chuva e no frio e sem os equipamentos de proteção individual adequado para não ter os dias de trabalho descontados. Além disso, foram encontradas várias irregularidades na alimentação, transporte, alojamento e identificadas que duas mortes de trabalhadores ocorreram por acidente de trabalho. A fiscalização resultou em 23 infrações..."

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário