sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Magistrados da Justiça do Trabalho participam de Circuito da Saúde (Fonte: TRT 9ª Reg.)

"Curitiba, 27 de setembro de 2012 - Nem processos e nem prazos. Nesta quinta-feira (27), durante a II Semana Institucional da Magistratura da Justiça do Trabalho do Paraná, desembargadores e juízes tiveram uma manhã dedicada à saúde. Composto por seis estações, o Circuito da Saúde - promovido pela Comissão de Saúde do TRT-PR - abordou temas como qualidade de vida, estresse, trabalho, alimentos funcionais, exercícios físicos aeróbicos e auxílio a vítimas de fibrilação cardíaca.
De acordo com o médico do TRT-PR Rogério Schwabe, que comandou a estação “Salvando Vidas”, “quando nos deparamos com um quadro de fibrilação cardíaca, cada minuto é crucial porque diminui consideravelmente a possibilidade de recuperação da vítima”. Nesta estação, os magistrados presenciaram uma simulação de uma taquicardia, na qual aprenderam a medir a pulsação e a utilizar um desfibrilador. “Esse aparelho é autoexplicativo e foi projetado para que mesmo sem conhecimento algum sobre o tema, as pessoas possam utilizá-lo”, esclarece o médico.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de mortes do mundo são as doenças cardiovasculares, sendo a hipertensão o principal fator e risco. “A doença pode ser diagnosticada através do exame de pressão arterial” explica o servidor Jiovane Peixoto, da Seção Médio Odontológica. O exame foi ofertado aos magistrados durante o Circuito da Saúde, e com o resultado em mãos, eles ainda tiveram a oportunidade de medir a pressão intraocular – exame preventivo do glaucoma - e o nível de glicemia no sangue.
Já na estação “Movimente-se com Saúde”, os magistrados responderam a dois questionários: o primeiro indicava o nível de atividade física e o segundo foi voltado para a questão postural.  De acordo com a fisioterapeuta Thays Delmiro Vieira, a postura com que nos sentamos diariamente em frente ao computador, nem sempre está correta. “Os pés precisam estar encostados no chão, o teclado não pode estar elevado e é preciso manter uma distancia de cerca de 70 cm (ou um braço) entre o usuário e a tela do computador”, explica Thays.
E como dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos, os magistrados não poderiam deixar de receber informações sobre o procedimento. Segundo dados da Central Estadual de Transplantes, mais de três mil paranaenses aguardam por um transplante, e para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito. Basta avisar a família dizendo: “Quero ser um doador de órgãos”!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário