sexta-feira, 27 de julho de 2012

Lobão confirma renovação de concessões e extinção de encargos sobre energia (Fonte: Jornal da Energia)

"O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou nesta quinfa-feira (26/7) o que todo o setor elétrico já previa: o governo renovará as concessões de usinas, linhas de transmissão e distribuidoras que começam a vencer a partir de 2015. Segundo Lobão, o ato deverá vir em conjunto com a extinção de encargos setoriais para baixar o preço da energia elétrica em ao menos 10%.
“Estamos trabalhando intensamente em uma medida provisória de alteração das concessões, prorrogando por mais uma vez as concessões de energia elétrica, mas tudo isso com o princípio mantido da modicidade tarifária, que será intenso. Os encargos setoriais serão extintos. Este é o caminho para realmente fazer cair o preço da energia”, disse o ministro. Segundo ele, a medida deve sair no início de agosto como parte dos incentivos do governo à indústria.
Entre os encargos a serem extintos, Lobão destacou as contas de Consumo de Combustíveis (CCC) e de Desenvolvimento Energético (CDE), além da Reserva Global de Reversão (RGR). “Deveremos mexer também no Proinfa [Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica]”, acrescentou.
Lobão disse que programas financiados por esses encargos, como o Luz para Todos, não serão prejudicados, devendo passar a ser custeados pelo Tesouro. Ele também admitiu que uma redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços [ICMS] seria desejável, mas isso deverá ficar a cargo de cada Estado. “Gostaríamos muito que os governos estaduais também reduzissem [o ICMS], mas isso envolve a autonomia de cada um deles”.
O ministro comentou que “a energia na origem e na geração é barata, mas, ao longo do caminho, vai encarecendo". E disse que o que a União vai fazer "é retirar os obstáculos do meio do caminho, para que ela chegue na ponta por um preço mais barato”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário