sexta-feira, 27 de julho de 2012

Concessões elétricas ganham mais 20 anos e tarifa vai cair 10% (Fonte: Valor Econômico)

"O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, desfez o suspense sobre as concessões do setor elétrico com vencimento a partir de 2015 e anunciou que elas deverão ser prorrogadas por 20 anos. Ele disse que a renovação das concessões e o fim da cobrança de encargos setoriais nas contas de luz permitirão uma queda "em torno de 10% ou um pouco mais" nas tarifas dos consumidores finais, incluindo a indústria.
Segundo o ministro, a presidente Dilma Rousseff "muito provavelmente" comunicará essa decisão na reunião prevista para o dia 7 de agosto, no Palácio do Planalto, com o grupo de 30 empresários com quem já teve dois encontros. "Os contratos vencem em 2015 e a lei determina o retorno dos ativos ao patrimônio da União para um novo leilão. Na reformulação da lei, vamos permitir a renovação das concessões" disse Lobão, durante apresentação de balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Não batemos o martelo, mas a princípio serão 20 anos [de prorrogação]", completou.
Três encargos serão extintos das tarifas: a Conta de Consumo dos Combustíveis (CCC), a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR). Juntos, eles representam 7% das contas de luz, em média. "Provavelmente mexeremos no Proinfa", acrescentou Lobão, referindo-se ao encargo que subsidia o primeiro lote de usinas de energia alternativa, como eólicas. O Proinfa corresponde a 1,1% do valor final das tarifas..."

Íntegra disponível em www.valor.com.br/brasil/2766714/concessoes-eletricas-ganham-mais-20-anos-e-tarifa-vai-cair-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário