segunda-feira, 2 de julho de 2012

Empresa assina TAC comprometendo-se a não realizar pagamento sem registro nos contracheques (Fonte: MPT)

"O contracheque é um direito do trabalhador garantido pelo artigo 464 da CLT. Todas as verbas pagas devem ser claramente discriminadas, possibilitando que o trabalhador conheça sua real remuneração e fiscalize a realização dos descontos permitidos em lei.
A empresa HAROLDO AZEVEDO CONSTRUÇÕES LTDA assinou termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Trabalho comprometendo-se a não efetuar pagamentos “por fora” de verbas trabalhistas que têm natureza salarial, assim compreendidas aquelas que são pagas com habitualidade e como contraprestação pelo serviço prestado, tais como a gratificação de produtividade.
A Procuradora do Trabalho Ileana Neiva explica que o trabalhador tem direito à correta e integral discriminação dos valores que compõem a sua remuneração, no contracheque, não se admitindo que a empresa não contabilize todos os pagamentos efetuados aos seus empregados.
Ileana Neiva esclarece que a verba salarial serve de base de cálculo para diversos direitos trabalhistas como, por exemplo, o FGTS. “Quando o empregador realiza pagamentos não registrados em contracheque, suprime tal valor do cálculo de outros direitos trabalhistas e de contribuições sociais, causando prejuízos aos trabalhadores e também ao Estado, devido ao  recolhimento incorreto de algumas verbas destinadas à assistência social e a projetos de infra-estrutura sociais."

Extraído de http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os_iAUAN3SydDRwOLMC8nA89QzzAnC1dzQycvM6B8JG55Y2OSdLu7ejobeLo6G_oE-QYZGxiYEdAdDnItfttR5LGYD5I3wAEcDfT9PPJzU_ULckMjDDID0gEByiWO/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfUFUwRzlCMUEwOFZKQjBJVUlWQjhFNzFCSjc!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/mpt/portal+do+mpt/comunicacao/noticias/empresa+assina+tac+comprometendo+se+a+nao+realizar+pagamento+sem+registro+nos+contracheques

Nenhum comentário:

Postar um comentário