terça-feira, 3 de julho de 2012

Consultor cobra mais severidade por parte de reguladores (Fonte: Jornal da Energia)

"Descumprimento de cronograma de obras, endividamento insustentável de concessionárias de energia, além de recentes casos polêmicos no ambiente de comercialização. Para Eduardo Bernini - que já presidiu AES Brasil e EDP e hoje está na consultoria Tempo Giusto - esses incidentes precisam ser acompanhados com mais rigor pelos órgãos do setor elétrico.
“Trata-se de aplicar, pois as regras estão lá”, comentou o executivo, ao analisar que não há necessidade da criação de novos mecanismos de fiscalização e controle. Para o especialista, processos disciplinadores têm que ser mais efetivos em casos como, por exemplo, o não cumprimento do cronograma de implantação de usinas por Bertin e Multiner.
“Se você assume responsabilidades e obrigações em um leilão público, no qual você optou em participar por vontade própria, tem que cumprir o que está determinado”, enfatizou. Ao fazer o comentário, Bernini apontou também os atrasos de diversas obras do setor de transmissão.
Bernini considera que os mecanismos existentes são eficientes em que disciplinar e fiscalizar, mas diz que deveria haver um acompanhamento para que as medidas não sejam somente paliativas. “Se você vê que está atrasado não deve esperar para tomar uma medida saneadora".
O consultor falou durante encontro em São Paulo que discutiu o vencimento de concessões do setor elétrico a partir de 2015. Durante o evento, Virgínia Parente, do Instituto de Energia e Eletrotécnica da Universidade de São Paulo (IEE-USP), lembrou ainda do caso da Celpa, distribuidora do Pará que entrou com um pedido de recuperação judicial.
“A Aneel deveria punir um caso de má gestão como foi na Celpa”, afirmou Parente. Ela também insinuou que há outros Estados que estariam se orgulhando de vender "a energia mais barata", mas, ao mesmo tempo, teriam distribuidoras que deixam de cumprir com suas obrigações."


Extraído de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=10383&id_secao=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário