quinta-feira, 28 de junho de 2012

Só 21% do esgoto na Bacia do Rio Paraíba do Sul são tratados (Fonte: Tratamento de Água)

"Mais de cinco milhões de anos atrás, uma transformação geológica teria mudado o curso do Rio Paraíba do Sul. Se antes suas águas rumavam para o Rio Tietê, em São Paulo, com o fenômeno elas se desviaram para as bandas do Rio de Janeiro. Para a sorte dos fluminenses. De lá para cá, muita água rolou. Hoje, da Serra da Bocaina, em São Paulo, a Atafona, no Norte do Rio, o velho Paraíba percorre 1.137 quilômetros. Em sua Bacia Hidrográfica, são 184 cidades, concentrando 12% do PIB do país, aproximadamente 5,5 milhões de habitantes e mais de oito mil indústrias (cerca de 3.800 no Rio). Uma região próspera, com certeza. Mas essa riqueza não significa cuidados à altura dos serviços prestados pelo rio: segundo dados recentes da Agência Nacional das Águas (ANA), apenas 21% do esgoto da Bacia do Paraíba são tratados. Um índice abaixo da média nacional, que é 30,5%. Sem falar no desmatamento das matas, no despejo de efluentes industriais e em agressões como a retirada de areia.
No Estado do Rio, o Paraíba do Sul corta 37 municípios. E 57 cidades fluminenses estão na sua bacia. O rio é a única fonte de abastecimento de água para 12 milhões de habitantes do estado, incluindo 85% da Região Metropolitana. Mas, em seu curso, constatou O GLOBO ao percorrer boa parte de sua bacia, para o terceiro dia da série de reportagens "Os rios do Rio", a degradação é flagrante. Correnteza abaixo, logo a primeira cidade fluminense em seu trajeto, Itatiaia (de 28 mil habitantes), tem zero de tratamento de esgoto. Em Resende, com 117 mil moradores, foi construída uma área de lazer à beira-rio, com pista de ciclismo e caminhada. Abaixo dela, contudo, são pelo menos quatro pontos de lançamento de esgoto, numa região predominantemente de classe média, um deles em frente à prefeitura.
Sempre associamos o despejo de esgoto nos rios às comunidades pobres. Mas, neste trecho de Resende, só há classe média e classe média alta. Como se pode ver, são muitas as galerias de esgoto que despejam dejetos direto no Paraíba - diz Marie-Louise Goransson, dona de uma pousada em Penedo..."

Íntegra disponível em http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Noticia_Detalhe.aspx?codigo=24876

Nenhum comentário:

Postar um comentário