segunda-feira, 18 de junho de 2012

Moreira Franco indica economista Marcelo Néri para presidência do Ipea (Fonte: O Globo)

"O economista Marcelo Néri, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é a aposta do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência, Wellington Moreira Franco para o comando do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O nome já foi indicado ao Palácio do Planalto, mas ainda precisa ser submetido à aprovação da presidente Dilma Rousseff.

Especialista em pobreza e desigualdades, Néri é também um dos maiores estudiosos da nova classe média brasileira, além de um dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o chamado “conselhão”, indicado pela Presidência da República. É do Comitê Gestor do CDES eleito pelos demais conselheiros.

— Tem condições de liderança intelectual e poderá colaborar com o governo da presidente Dilma nas áreas econômica e social em um aspecto fundamental que é pensar políticas que permitam manter o mesmo padrão de redução das desigualdades e a integração de brasileiros ao mercado consumidor, que é a mola propulsora do crescimento — disse Moreira Franco ao GLOBO, lembrando que o nome do economista é reconhecido dentro e fora do país por suas pesquisas.

Nos bastidores do governo, acredita-se que a opção pela indicação técnica tenha se dado para evitar o risco de que o nome venha a ser vetado pela presidente. Desde que o economista Marcio Pochmann se afastou da presidência do Ipea, no início do mês, para concorrer à prefeitura de Campinas, o comando do instituto foi assumido por Vanessa Petrelli, que se mantém na interinidade.

Néri é autor dos livros “A Nova Classe Média” e "Microcrédito: o mistério nordestino e o Grameen brasileiro” lançados pela Editora da FGV. O primeiro chegou a ser leitura recomendada pela presidente Dilma no início do ano com “um dos estudos mais bem feitos”. O último serviu de base para o desenvolvimento do programa “Crescer” do governo federal e também foi citado pela presidente.

Ipea continuará a ser independente, afirmou Moreira Franco

Tirado do Ministério do Planejamento em agosto de 2007 e levado para a então Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, de Mangabeira Unger, o Ipea está, hoje, sob o guarda-chuva da SAE. Desde que assumiu a secretaria, no início do ano passado, Moreira Franco ainda não havia conseguido indicar um nome de sua preferência para o cargo.

À época Moreira Franco havia deixado claro esperar que o Ipea voltasse “a ter o mesmo reconhecimento". Foi uma alusão às críticas de que o instituto vinha atuando de forma politizada nos últimos anos, buscando endossar ações do governo Lula, tendo Marcio Pochmann a sua frente.

Moreira Franco afirmou que o Ipea continuará sendo independente “como sempre foi” e garante que não tinha diferenças com Pochmann.

Para o ministro, a experiência de Marcelo Néri também será importante para a formulação de políticas que ajudem o país no enfrentamento da crise internacional. Néri, atualmente, é economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV. PhD em Economia pela Universidade de Princeton, ele já foi diretor de Estudos Sociais do Ipea."


Nenhum comentário:

Postar um comentário