segunda-feira, 18 de junho de 2012

Congresso com a cabeça nas urnas (Fonte: Correio Braziliense)

"Cento e trinta e um deputados e seis dos 81 senadores devem disputar as eleições municipais e travar ainda mais os trabalhos no Congresso Nacional, segundo levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Além das atividades e votações que podem ser comprometidas, a corrida ameaça também os trabalhos da CPI mista do Cachoeira que, sem avanços significativos, pode servir de palanque ou atrapalhar os que tentam uma vaga nos executivos locais. Considerando titulares e suplentes, chega a 8% o número de pré-candidatos na comissão.


Entre os divididos, eles está o senador Humberto Costa (PT-PE), que é candidato a prefeitura de Recife. Costa tem se dedicado à resolver os entraves com o PT no Recife, à CPI do Cachoeira e ao relatório que apresentará amanhã no Conselho de Ética sobre o processo de quebra de decoro do senador Demóstenes Costa (sem partido-GO).


Os dados do Diap ainda são preliminares, pois levou em consideração as pré-candidaturas, já que o prazo para as convenções dos partidos, que oficializa os escolhidos pelas legendas para disputarem os cargos, começou em 10 de junho e vai até 30 deste mês. Mesmo antes das campanhas começarem, o foco nas eleições municipais já causam transtornos. Na Câmara, o número de candidatos representa um quarto dos deputados atuais. Os três vice-líderes do governo com assento na Comissão Mista de Orçamento — Gilmar Machado (PT-MG), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e Nelson Pellegrino (PT-BA) — concorrerão a prefeituras e são eles os responsáveis por fazerem a ponte entre o Executivo e os integrantes da comissão na confecção do orçamento. Alegando ausência de interlocução, a oposição chegou a obstruir os trabalhos e o grupo já está há quase um mês sem sessão deliberativa.


O número de senadores que deve ser candidato em outubro é proporcionalmente menor que o de deputados, mas também pode mexer com a ordem da Casa. Um deles é o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo, que assumiu o posto em março, e está se articulando para tentar a prefeitura de Manaus."


Extraído de 
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2012/06/18/interna_politica,379558/congresso-com-a-cabeca-nas-urnas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário