segunda-feira, 2 de abril de 2012

Depósito de lixo nuclear será testado em três anos (Fonte: Jornal da Energia)

"A Eletrobras Eletronuclear, que administra as usinas de geração de energia nucleares brasileiras, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, vai concluir a construção da primeira célula-demonstração para contenção do lixo atômico gerado pelas plantas dentro de três anos. A informação é do presidente da estatal, Othon Luiz Pinheiro, que garante que o sistema de armazenamento dos rejeitos nucleares é seguro.
A técnica adotada faz o encapsulamento de cada célula do combustível e, depois, o encapsulamento do conjunto de elementos combustíveis atômicos. “É uma proteção a mais”, observa o executivo.
Segundo ele, o armazenamento não será imposto a nenhum município, mas aquele que se dispuser a estocar esse lixo será remunerado. “Ganhará royalties por isso. Se nós tivermos a competência para demonstrar que é seguro, vai ter muito município com densidade populacional baixa, sem utilização para terrenos públicos, que vai ganhar com isso, sem nenhuma consequência para a população”.
Apesar de o programa nuclear brasileiro estar sendo revisto, em função do acidente que abalou a usina de Fukushima Daiichi, no Japão, há um ano, Othon Pinheiro acredita que não há razão para interromper a construção de centrais nucleares no País."

Nenhum comentário:

Postar um comentário