terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Arena Pernambuco: "Demissões após a greve" (Fonte: JCOnline)

´´A paralisação na obra da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, não passou ilesa para os trabalhadores. Ontem, no retorno às atividades após nove dias de braços cruzados, 62 funcionários foram demitidos. Esse foi o número oficial confirmado pela Odebrecht, responsável pelo empreendimento.
O saldo é bem inferior aos 300 repassados pela comissão que estava à frente do movimento. Bem menor ainda do que foi informado ao sindicato da categoria, o Sintepav. Não tivemos nenhum contato oficial com a empresa, por isso fica difícil falar em quantidade. Mas os trabalhadores passaram que esse número chega a 540, entre os que foram impossibilitados de entrar e os que pediram para sair , declarou Leodelson Bastos, um dos assessores do Sintepav, Sindicato dos Trabalhadores na Construção de Estradas, Pavimentação e Terraplenagem em Geral.
Aqui (na obra) só funciona desse jeito, na opressão. Ninguém pode reivindicar nada. Eles não falaram nada, mas a gente sabe que o pessoal está saindo porque estava à frente do movimento , alegou um funcionário, que mesmo desligado, não quis se identificar.
É bom lembrar que além de reivindicarem aumento de alguns benefícios, como cesta básica (de R$ 80 para R$ 120), os operários também reclamam do autoritarismo dos responsáveis pela segurança da obra. Tanto que o retorno só ocorreu porque na quinta, o Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE) julgou a paralisação abusiva e ilegal .
O departamento jurídico do sindicato afirmou que vai recorrer da decisão e também tentar reverter as demissões. Se isso não for possível, pelo menos assegurar que eles recebam todos os benefícios. Se bem que isso não deve ser problema, uma vez que a Odebrecht informou por meio de uma nota que os desligamentos não serão por Justa Causa.
Com a declaração pelo TRT/PE da ilegalidade da greve, esse processo natural de renovação poderia se valer da prerrogativa legal da Justa Causa . No entanto, apesar de sua legitimidade, o mecanismo ainda não foi usado. Todos os 62 integrantes demitidos foram desligados sem justa causa , diz o texto, que pode ser conferido na íntegra no JC OnLine.
Antes do impasse, 2.400 pessoas trabalhavam na Arena. O prazo para entrega é março de 2013. O cronograma apertou ainda mais com a paralisação de nove dias. O Estado ainda sonha em receber a Copa das Confederações, em 2013. A decisão da Fifa sai em junho.
GREVE GERAL
Os cerca de 25 mil operários que trabalham nas obras das 12 arenas da Copa podem fazer uma greve coletiva em março.´´

Nenhum comentário:

Postar um comentário