quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Agrotóxicos adoecem trabalhadores (Fonte: Diário de Pernambuco)

"Os trabalhadores rurais assentados na Zona da Mata Norte do estado estão sofrendo as consequências da intoxicação por agrotóxico. Segundo os agricultores, as lavouras de cana-de-açúcar das usinas estão desrespeitando as leis de proteção ambiental e fazendo pulverizações aéreas de herbicidas (veneno contra insetos), contaminando as pequenas plantações. As informações fazem parte de um dossiê feito pelo Comitê Pernambucano de Combate aos Agrotóxicos, formado por diversas entidades de proteção aos trabalhadores rurais. O documento foi entregue ontem ao Ministério Público de Pernambuco e ao Ministério Público do Trabalho, orgãos que vão investigar as denúncias.
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), Renato Cunha, disse que o relatório sofreu influências políticas e direcionadas. E que a pulverização aérea de agrotóxicos não é comum nas usinas pernambucanas. "Acho esse dossiê intempestivo, infundado e leviano", disparou o presidente do Sindaçúcar. Ele também lembrou que as usinas acusadas (Petribú, São João, Santa Tereza, Bulhões e Olho D"Água) são consideradas referência em padrões de conduta.
O Sindaçúcar informou ainda que o uso de maturador de fungos para controle biológico de pragas é autorizado pelo Ministério da Agricultura. E que a substância é usada com o auxílio de barras e atomizadores e não de aviões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário